XXI ComCordas abraçou duas causas nobres com Bandolins em grande plano

30 de Outubro, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

A Orquestra dos Bandolins de Esmoriz promoveu, neste passado sábado, o XXI ComCordas no Centro de Arte de Ovar. A iniciativa justificou uma adesão considerável do público com cerca de 200 espectadores na plateia.

No palco, os Bandolins interpretaram temas que já nos acostumaram, nos últimos anos, bem como estrearam outras melodias. Contudo, desta feita, o espectáculo incluiu a participação de elementos do projecto A_JU_Dança, iniciativa com 15 anos de existência e que se encontra sob a direcção artística de Diana Azevedo, destinado à dança inclusiva, integrando assim na cultura todos aqueles que manifestam alguma limitação ou debilidade física.

Enquanto a orquestra tocava, os bailarinos daquele projecto dançavam na sua frente, transmitindo um maior expressionismo e sensibilidade a cada melodia. Foi assim possível congregar a magia musical dos Bandolins com as mais diversas coreografias do grupo convidado, cujos membros demonstraram capacidade de superação física e emocional, proporcionando momentos especiais que nos permitem aprender bastante com a vida humana. Uma simbiose que decerto encantou e sensibilizou o público presente.

Sob a batuta do maestro de Luís Sá, e com David Silva no clarinete, os Bandolins interpretaram os seguintes temas: IMPROMPTU (Jean Sibelius), FANTASIA (David Silva), LIBERTANGO (A. Piazzolla), PAVANE (Gabriel Fauré), VIRA DE FRIELAS (José Nunes & Orquestra dos Bandolins), MANHÃ DE CARNAVAL (Luiz Bonfá), CANÇÃO POPULAR DA EUROPA DE LESTE, MEDLEY de Michael Jackson (vários temas misturados de MICHAEL JACKSON), entre outros. Em muitos testes temas, foram então acompanhados pelas coreografias diversas (danças, passos rítmicos, teatro de sombra) do projecto A_JU_DANÇA.

Além de permitir o melhor da dança inclusiva, o evento serviu para angariar fundos que serão entregues à Liga Portuguesa contra o Cancro.

No final, António Oliveira, Presidente do Grupo dos Bandolins de Esmoriz, agradeceu a presença do público e referiu que não nos devemos esquecer deste momento especial que foi presenciado. Rematou que, ao longo de 21 anos, o projecto do ComCordas se tem revelado uma verdadeira história de amor.