XXIV Festival de Teatro de Esmoriz principiou oficialmente neste passado sábado
15 de Outubro, 2023O XXIV Festival de Teatro de Esmoriz, organizado pelo Grupo de Teatro Renascer, principiou neste passado sábado à noite. A presença da madrinha Paula Neves foi, sem dúvida, o grande momento da noite. A actriz foi bastante acarinhada pelo público presente, tendo tirado fotografias com várias pessoas da comunidade que quiseram gravar este momento especial. Refira-se que o auditório da colectividade, sito na rua dos Castanheiros, contou com uma boa assistência, com cerca de 160 espectadores presentes.
A sessão de abertura contou ainda com a apresentação da peça “Cerimónia” que fez a revisão de algumas cenas ou representações históricas que o Grupo de Teatro Renascer levou ao cabo da sua história. Além disso, destacamos a actuação musical de Daniela Nunes bem como uma representação em palco que juntou a escolinha do Renascer que, se inspirando nos trajes da personagem Mariana, e com a música de fundo da telenovela “Anjo Selvagem”, prestaram uma homenagem genuína à madrinha do Festival. Rui Nunes e Teresa Pinho brilharam igualmente em palco, brincando um pouco com os pergaminhos históricos da associação e com os esquecimentos sucessivos de João Gomes (quando este andava sempre à procura do telemóvel ou das chaves da carrinha).
O evento contou com os discursos da madrinha Paula Neves, dos autarcas Salvador Malheiro, António Sá e Alexandre Rosas, da deputada Carla Madureira, do Presidente da Assembleia Geral do Grupo de Teatro Renascer, Alcides Alves, do Presidente da Direcção do Grupo de Teatro Renascer, João Gomes, e do Presidente da Federação Portuguesa de Teatro, Valdemar Mota.
Todos reconheceram o papel que a cultura desempenha na identidade e no progresso dos povos, tendo sido elogiada a abnegação e a entrega do Grupo de Teatro Renascer e pedindo-se mais apoios para a área da cultura e do associativismo.
O XXIV Festival de Teatro de Esmoriz inclui a realização de 10 espectáculos, prologando-se até dia 2 de Dezembro. João Gomes, Presidente do Grupo de Teatro Renascer, apela à adesão do público, realçando que a qualidade das representações voltará a ser uma realidade a ter em conta. E garante que, mesmo que só esteja um espectador na plateia, o grupo terá sempre a honra e a dignidade de representar com a mesma qualidade e respeito.
Não perca mais detalhes na próxima edição do Jornal A Voz de Esmoriz