XXIV Festival de Teatro de Esmoriz principiou oficialmente neste passado sábado

15 de Outubro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

O XXIV Festival de Teatro de Esmoriz, organizado pelo Grupo de Teatro Renascer, principiou neste passado sábado à noite. A presença da madrinha Paula Neves foi, sem dúvida, o grande momento da noite. A actriz foi bastante acarinhada pelo público presente, tendo tirado fotografias com várias pessoas da comunidade que quiseram gravar este momento especial. Refira-se que o auditório da colectividade, sito na rua dos Castanheiros, contou com uma boa assistência, com cerca de 160 espectadores presentes.

A sessão de abertura contou ainda com a apresentação da peça “Cerimónia” que fez a revisão de algumas cenas ou representações históricas que o Grupo de Teatro Renascer levou ao cabo da sua história. Além disso, destacamos a actuação musical de Daniela Nunes bem como uma representação em palco que juntou a escolinha do Renascer que, se inspirando nos trajes da personagem Mariana, e com a música de fundo da telenovela “Anjo Selvagem”, prestaram uma homenagem genuína à madrinha do Festival. Rui Nunes e Teresa Pinho brilharam igualmente em palco, brincando um pouco com os pergaminhos históricos da associação e com os esquecimentos sucessivos de João Gomes (quando este andava sempre à procura do telemóvel ou das chaves da carrinha).

O evento contou com os discursos da madrinha Paula Neves, dos autarcas Salvador Malheiro, António Sá e Alexandre Rosas, da deputada Carla Madureira, do Presidente da Assembleia Geral do Grupo de Teatro Renascer, Alcides Alves, do Presidente da Direcção do Grupo de Teatro Renascer, João Gomes, e do Presidente da Federação Portuguesa de Teatro, Valdemar Mota.

Todos reconheceram o papel que a cultura desempenha na identidade e no progresso dos povos, tendo sido elogiada a abnegação e a entrega do Grupo de Teatro Renascer e pedindo-se mais apoios para a área da cultura e do associativismo.

O XXIV Festival de Teatro de Esmoriz inclui a realização de 10 espectáculos, prologando-se até dia 2 de Dezembro. João Gomes, Presidente do Grupo de Teatro Renascer, apela à adesão do público, realçando que a qualidade das representações voltará a ser uma realidade a ter em conta. E garante que, mesmo que só esteja um espectador na plateia, o grupo terá sempre a honra e a dignidade de representar com a mesma qualidade e respeito.


Não perca mais detalhes na próxima edição do Jornal A Voz de Esmoriz