XXIV Festival de Teatro de Esmoriz termina com chave de ouro

3 de Dezembro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

O XXIV Festival de Teatro de Esmoriz organizado pelo Grupo de Teatro Renascer chegou ao fim, e podemos concluir que a associação fez mais um brilharete cultural, inovando ano após ano, produzindo encenações teatrais de alta qualidade e convidando grupos de teatro de excelência e até nomes conceituados da televisão e do teatro nacionais.

Pelo palco Ruy de Carvalho, passaram 10 espectáculos. Na abertura, esteve a afamada actriz Paula Neves que todos tão bem conhecemos da televisão nacional, nomeadamente da telenovela “Anjo Selvagem”, enquanto que, no encerramento, ocorrido neste passado sábado à noite, Carlos Cunha, Erika Mota e Nuno Pires protagonizaram a peça comediante denominada “O último fecha a porta”. O auditório lotou para assistir a esta derradeira peça.

O enredo situava-se nas vivências das personagens Artur Carapau (interpretado por Nuno Pires), Jorge Resende (representado por Carlos Cunha) e uma enfermeira vocacionada para cuidados terminais (papel desempenhado por Erika Mota). Ambos aguardavam pelo resultado dos exames médicos, com Artur a ser surpreendido que só tinha mais três meses de vida. Claro que Jorge Resende ironizou com a sua partida, acreditando que iria herdar os bens de Artur e que iria ficar a gozar a vida, pensando sempre numa filosofia boémia em que a felicidade e o sexo carnal estavam de mãos dadas. A enfermeira veio para tentar criar laços de entendimento e prestar os cuidados de saúde terminais a Artur, pedindo a este que fizesse uma lista dos seus últimos desejos que gostaria de cumprir nos últimos três meses de vida. No entanto, Jorge, amigo do quase moribundo Artur, estava já interessado em fazer-se à enfermeira, sendo que esta, nem com os exercícios de meditação budista, conseguiu trazer paz e harmonia. Por seu turno, Artur e Jorge começaram a tentar competir para saber quem beijava melhor, “acabando mesmo por se beijarem um ao outro”. No entanto, a peça termina com ambos a saberem que tinham trocado os envelopes dos exames médicos. Artur começou a zombar de Jorge que afinal era ele que só tinha três meses de vida, contudo, o outro envelope, ainda por abrir, destinava apenas dois meses de vida a Artur, e Jorge recomeçou novamente o gozo, referindo “afinal sempre ainda vais à minha frente, e depois é que vou eu, e o último fecha a porta”.

Após a peça, João Gomes, presidente do Grupo de Teatro Renascer, pediu para que todos os elementos da direcção bem como os colaboradores da associação subissem ao palco, relembrando o empenho de todos ao longo do festival. Agradeceu ainda a presença do público e prometeu a estreia, muito em breve, de uma nova peça vocacionada para a quadra natalícia. Por fim, foi tirada uma foto em grupo com os conceituados actores em palco.

Não perca mais detalhes na próxima edição do Jornal A Voz de Esmoriz