Movimento 2030 contribui para o orçamento de Válega (comunicado)

6 de Dezembro, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

O Movimento 2030 foi contactado pelo Executivo da Junta de Freguesia de Valega no sentido de dar o seu contributo para possível integração no Orçamento para 2022, tendo sido representada pela Vice Presidente do Movimento 2030 Ana Sousa, pelo membro da Assembleia de Freguesia Albano Padaxa e por Marta Borges.
O Movimento 2030 entregou os seus contributos contributos com especial atenção nas seguintes matérias:

1- A requalificação do centro da freguesia urge, pois apenas dessa forma podemos trazer as pessoas e movimento ao mesmo, fomentando o comércio, a economia e o turismo.
2- Estando definida desde 2013, no PDM, a zona para atividades económicas em Ovar, urge encetar a pressão dialogante junto da Câmara Municipal de Ovar, para que se faça o levantamento dos proprietários dos terrenos e se criem as infraestruturas para instalação das empresas. O desemprego, também por força da pandemia tem vindo aumentar e esta é uma solução.
3- É fundamental que, junto da Adra se exija a requalificação da rede viária, por eles intervencionada.
E nesta área da rede viária, é extremamente importante que se defina uma estratégia para pavimentação das valetas, por forma a otimizar os recursos humanos e financeiro da Junta de Freguesia de Válega.
4- Válega é uma freguesia rica em associações culturais, sendo que 90% da cultura que vivenciamos em Válega resulta da sua atividade.
E aqui existem dois planos de atuação: colaborar com estas associações para que estas também nas outras freguesias do Município e além deste possam mostrar a sua atividade, mas também exigir que a política cultural da Câmara Municipal considere Válega no seu plano de atuação.
5- A criação do roteiro turístico é essencial. Válega já tem o que é impossível encontrar noutras freguesias, o seu património. É necessário definir esse roteiro e junto dos agentes turísticos promove-los.
6- O espaço cidadão, para muitos dos Valeguenses, com dificuldades de mobilidade é importantíssimo. É preciso dinamizá-lo e aumentar a oferta de serviços disponíveis.

Continuaremos a ouvir com atenção e responsabilidade os nossos fregueses da Freguesia de Válega.

Comunicado do Movimento 2030