Erdogan reeleito presidente da Turquia

28 de Maio, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

De acordo com a RTP, o Conselho Eleitoral da Turquia confirmou a vitória de Recep Erdogan na segunda volta das eleições presidenciais, que decorreu este domingo, com 52% dos votos contra os cerca de 48% de votos de Kemal Kiliçdaroglu, líder da oposição que defendia uma visão mais secular e medidas para a retoma económica do país. No entanto, Kemal era líder de uma oposição que congregou uma espécie de confederação de partidos nestas eleições contra o actual chefe de estado, o que poderia ditar algumas dúvidas sobre a viabilidade e coesão do seu projecto.

Erdogan está no poder há 20 anos, líder do APK (Partido da Justiça e do Desenvolvimento), e tem sido visto como um líder conservador e pelo seu discurso patriótico, criticado ainda por algumas polémicas e pelo seu autoritarismo. No entanto, Erdogan tem uma faceta algo carismática que faz dele uma referência para o povo turco, sobretudo aquele que vive nas zonas mais rurais, onde a sua candidatura recolheu mais apoios.

“A nossa nação confiou-nos a responsabilidade de governar o país pelos próximos cinco anos”, disse Erdogan num discurso deste domingo, em cima de um autocarro estacionado em frente à sua residência em Istambul. Referiu que a Turquia sai vencedora destas eleições.

Num discurso em Ancara, o candidato Kemal Kiliçdaroglu, que obteve cerca de 47,9% dos votos nesta segunda volta das eleições, disse que os resultados mostram a vontade do povo de mudar e de acabar com o governo autoritário. “Continuaremos na vanguarda desta luta até que a verdadeira democracia chegue ao nosso país”, acrescentou.

A Turquia enfrenta, neste momento, uma crise económica (a inflação tem sido elevada e a moeda – a lira turca – tem vindo a desvalorizar) ainda mais agravada pelos terríveis terramotos de Fevereiro, além de que subsistem restrições no que concerne à liberdade de imprensa e de expressão.


Créditos da Imagem: CNN