Carnaval de Ovar ao nível dos melhores de Portugal
11 de Fevereiro, 2024A edição de 2024 do Carnaval de Ovar voltou a fazer jus ao lema da “Vitamina da Alegria”, tendo voltado a atrair milhares de cidadãos à Avenida Francisco Sá Carneiro onde desfilaram os mais diversos grupos. Apesar do tempo estar algo encoberto, a verdade é que a “ameaça” de chuva não se concretizou, e por isso, não foi necessário cancelar, ao contrário do que aconteceu com os Carnavais da Figueira da Foz, Mealhada, Quarteira, Loulé e Sesimbra.
Ao todo, vinte e três grupos apresentaram, neste domingo à tarde, em Ovar, os resultados de vários meses de trabalho ao nível das coreografias, logística e guarda-roupa para as representações. Essas associações assumiam uma das três modalidades possíveis – escolas de samba, grupos de passarelle ou grupos carnavalescos.
Independentemente da sua vocação ou da representação escolhida, é de enaltecer o contributo valioso dos seguintes grupos: Kan-Kans, Pierrot’s, Bailarinos de Válega, Hippies, Joanas do Arco da Velha, Carrucas, Costa de Prata, Condores, Levados do Diabo, Palhacinhas, Pinguins, Garimpeiros, Charanguinha, Catitas, Vampiros, Melindrosas, Pindéricus, Xaxas, Juventude Vareira, Zuzucas, Marroquinos, Barulhentas, Marados e Não Precisa. Os vencedores de cada categoria deverão ser anunciados oficialmente na próxima terça-feira.
As cores invadiram a cidade de Ovar, tendo sido visíveis vários figurantes (mais de dois mil) disfarçados de fadas, joaninhas, caça-fantasmas (ou caça-ETS), jogadores de futebol lendários que integravam uma equipa de sonho, bailarinos (aqui houve quem imitasse o flamenco sevilhano, as tradições da Bulgária ou até do continente africano), homens primitivos ou tribais, personalidades históricas sepultadas num cemitério (que estavam numa campa improvisada e que depois saíam da mesma), nobres integrantes de uma corte real, rajás hindus, astronautas (ao serviço de Portugal), competidores de Moto GP, hospedeiras de voo, taxistas, ovelhas, etc.
É ainda de enaltecer a decoração e as exibições originais patentes nos carros alegóricos.
O “Rei” e a “Rainha” do Carnaval de Ovar, D. Nélson “O Contra-Cena” e D. Andreia “A Palma Dourada” seguiram no seu respectivo carro régio, tendo sido muito acarinhados pelo público vareiro. Destaque ainda para a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz que seguia na parte inicial do cortejo.
Na próxima terça-feira, o Grande Corso Carnavalesco volta a sair à rua, esperando-se novamente milhares de espectadores.
Seguem-se algumas fotos do evento (podem ser observados álbuns de imagens na página da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz no Facebook bem como o vídeo da transmissão na página da Voz de Esmoriz)