Deputada Helga Correia preocupada com encerramento das extensões de saúde de Arões e Junqueira (comunicado)

13 de Julho, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

A deputada do PSD Helga Correia está preocupada com o encerramento dos polos de Arões e Junqueira da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Macieira de Cambra, que deixa 2.000 utentes sem médicos de família. Através de uma pergunta dirigida à ministra da Saúde e em estreita articulação com a Concelhia do PSD de Vale de Cambra, a parlamentar social democrata reclama a normalização do funcionamento daquelas extensões.

“Estes polos servem uma população envelhecida, que vive, na maioria dos casos, em situação de isolamento e sem apoio familiar, com problemas de saúde que carecem de acompanhamento frequente” – lê-se no texto que suporta a pergunta, subscrita pelos deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro, onde é referido que os polos de Arões e Junqueira abrangem 40 aldeias e uma população de 2.000 utentes, que estão sem médico de família desde o início de junho, “depois da saída inesperada da médica que prestava esse serviço”.

Helga Correia reforça a interioridade das populações afetadas, manifestando a sua preocupação:

“esta unidade de saúde serve 40 aldeias que se encontram geograficamente distantes da sede de concelho, não dispondo de uma rede de transportes eficiente ou de boas acessibilidades”. Para a deputada aveirense, “esta falta de cobertura, que consubstancia uma violação de um direito básico de acesso aos cuidados de saúde primários, compromete gravemente a saúde e o bem-estar desta população, colocando-a numa situação de enorme fragilidade”.

A pergunta refere-se a resposta que o Agrupamento de Centros de Saúde de Aveiro-Norte deu à ARS Norte quando confrontada com o problema, segundo a qual “a médica em causa decidiu, por vontade própria e inesperadamente, deixar de exercer funções na Unidade de Saúde em apreço”. A ARS já informou que “está já em curso o processo de contratação de outros profissionais, no regime de prestação de serviços, até à abertura de concurso de Medicina Geral e Familiar, no início do próximo ano”.

Através da referida iniciativa parlamentar, os deputados do PSD querem saber se tem a tutela conhecimento da falta de médico de família nos polos Arões e Junqueira, que esforços está a envidar a tutela para normalizar o funcionamento desta UCSP, na sua totalidade, garantindo a devida assistência à população residente e para quando está prevista a contratação de um médico geral e familiar para garantir a prestação de cuidados a esta população.

Aveiro, 8 de julho de 2022

Comunicado do Grupo Parlamentar do PSD Aveiro