Marta Temido demitiu-se mas substituição não será imediata

30 de Agosto, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

Marta Temido, a Ministra da Saúde que desempenhou um papel incansável no combate à pandemia da COVID-19, apresentou hoje a sua demissão, alegando que não tem condições para se manter no cargo.

Esta decisão está inevitavelmente ligada a um contexto atribulado que continua a viver-se na área da saúde, mesmo quando a página da pandemia está a ser ultrapassada gradualmente. Este Verão ficou marcado pela crise nas urgências hospitalares do Serviço Nacional de Saúde, sobretudo na especialidade de ginecologia-obstetrícia, e pela forte contestação dos médicos. Muitas falhas no SNS provocaram assim a debilitação da posição da ministra.

O primeiro-ministro António Costa já aceitou o pedido de demissão, compreendendo a decisão da ministra e agradecendo o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos.

A substituição da ministra não será rápida até porque António Costa estará “totalmente ocupado a concluir a preparação do Conselho de Ministros extraordinário da próxima semana para aprovar o pacote de apoio às famílias, que anunciará em Setembro”, segundo afiança o Diário de Notícias. Além disso, o primeiro-ministro deseja que a ainda Ministra da Saúde tenha uma palavra a dizer na definição da nova direção executiva do SNS.


Créditos da Imagem: António Cotrim/Agência Lusa