Portugal ganha a sua primeira batalha no Mundial

24 de Novembro, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

Em jogo do Grupo H do Mundial do Catar (2022), Portugal venceu o Gana por 3-2 no Stadium 974, largo recinto conhecido por ser construído à base de contentores.

Os primeiros sessenta minutos contaram com algumas oportunidades de golo, embora a partida nem sempre tivesse sido sempre bem jogada.

Logo aos 9 minutos, Ronaldo recebe a bola em posição central, fica na cara do guarda-redes do Gana, mas não consegue atirar para o fundo da baliza. Este foi o primeiro aviso sério da Selecção Nacional comandada por Fernando Santos. Quatro minutos depois, bom cruzamento de Raphael Guerreiro e o avançado que está de saída do Manchester United, com um grande poder de elevação, cabeceia e a bola sai pouco ao lado.

Portugal assumiu o controlo hegemónico da partida, contudo o Gana aos 55 minutos criou também o seu melhor lance de perigo. Um remate rasteiro de longe da parte de Kudus saiu mesmo ao lado da baliza.

Aos 62 minutos, Cristiano Ronaldo foi derrubado na grande área por uma rasteira de Mohammed Salisu. O avançado lendário português encheu-se de confiança e com um pontapé forte, através da marca dos onze metros, colocou no canto direito da baliza, batendo Lawrence Ati que pouco poderia fazer.

Contudo, a selecção das quinas deixou-se adormecer. Kudus ao 71 minutos voltou a ensaiar uma remate potente mas Diogo Costa com uma defesa a dois tempos resolveu o problema. O problema veio a seguir – Kudus (o médio ofensivo do Ajax foi um dos melhores do lado da formação africana) desmarca-se pela ala esquerda e assiste André Awey que só teve de empurrar para o fundo das redes. Estava feito o 1-1.

Aos 78 minutos, Bruno Fernandes faz um passe magistral e João Félix pica a gola do guardião ganês faz o 2-1 para Portugal, devolvendo justiça ao marcador. Pouco tempo depois, aos 79 minutos, Rafael Leão surge no limite do fora de jogo, rematando cruzado para o 3-1, sentenciando praticamente o jogo.

Aos 88 minutos, uma bola é colocada nas costas da defesa do Gana e depois há um cruzamento do lado esquerdo e Osman Bukari (Gana) de cabeça coloca a bola no fundo das redes, reduzindo para 3-2.

Durante os nove minutos de compensação, o Gana tentou encetar algumas aproximações à área lusitana. Naquele que foi o último grande susto – Diogo Costa larga a bola e não se apercebe que tem um atacante nas suas costas que lhe tirou a bola e quase que conseguia desviar para o fundo das redes. Que grande susto!

Com este resultado, Portugal passa a liderar o Grupo H com 3 pontos, visto que a Coreia do Sul e o Uruguai empataram 0-0 e partilham agora 1 ponto.