Celebrações em honra de Nosso Senhor das Febres decorreram em Gondesende
12 de Junho, 2022As Festas em honra de Nosso Senhor das Febres voltaram a ser um ponto alto neste mês de Junho. A afluência das multidões à Igreja de Gondesende foi uma realidade ao longo deste dia de Domingo.
O início das festividades começou, neste passado sábado, com a difusão de música-ambiente, contudo os maiores momentos decorreram efectivamente no Domingo. Pelas 11:00, decorreu a tradicional eucaristia na Igreja de Gondesende que contou com uma assembleia significativa, enquanto que, pelas 16 horas, iniciou-se a majestosa procissão em honra de Nosso Senhor das Febres – o andor do Sandro Padroeiro (acompanhado de outros, nomeadamente – o de São José com o Menino Jesus ao colo, Nossa Senhora da Assunção e Nossa Senhora de Fátima) percorreu as principais ruas de Gondesende, sendo precedido pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz que asseguraram a animação musical. O início da procissão teve a concentração inicial no adro do templo de Gondesende, percorrendo depois a zona em redor, cenário que foi testemunhado por vários populares que veneraram as imagens religiosas.
Em declarações à Rádio Voz de Esmoriz, o Padre Manuel Mendes recordou que cada procissão é o sinal de uma esperança para um mundo melhor, uma esperança que deve ser depositada em Cristo e que deve também chegar ao coração dos homens. Frisou que, depois de dois anos sem procissão devido à pandemia, o desejo de voltar a ver passar a procissão era muito grande por parte das pessoas, e por isso, denotou-se esse gosto e essa alegria ao longo da procissão do Nosso Senhor das Febres.
Neste Domingo à noite, o concerto de Bruno Cordeiro irá encerrar as festividades, esperando-se muita animação e música popular que decerto irá trazer frenesim ao lugar de Gondesende.
Créditos da Imagem de Destaque: Página da CM Ovar.
Veja-se também a página d’A Voz de Esmoriz nas redes sociais