Estado de Emergência não será renovado

27 de Abril, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

A partir da próxima semana, Portugal deverá passar para a Situação de Calamidade, deixando de estar em Estado de Emergência, isto ao fim de quinze decretos.

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, decidiu não renovar o Estado de Emergência que expira no final da próxima sexta-feira, dia 30 de Abril. O responsável máximo da nação teve em conta a diminuição considerável da mortalidade e dos casos graves, além do avanço gradual da vacinação (há a expectativa por parte de alguns especialistas de que a imunidade de grupo possa já vir a ser alcançada no Verão). Marcelo elogiou ainda a disciplina e a coragem dos portugueses em toda esta conjuntura. Não obstante, o Presidente da República avisa que é preciso manter comportamentos preventivos e de responsabilidade e adianta que, se voltar a ser necessário, poderá ter que decretar novamente o Estado de Emergência, embora espera não voltar a fazê-lo. Relembra que o vírus não desapareceu ainda, pelo que os cidadãos continuarão a correr o risco de serem infectados se não forem cautelosos, e alerta que podem surgir estirpes difíceis de controlar.

Também todos os partidos com assento na Assembleia da República concordaram com esta decisão presidencial de não renovar o Estado de Emergência.

Créditos da Imagem: Rui Ochoa & Agência Lusa & Presidência da República